Dicas


Impermeabilização sem segredos!

Impermeabilzação é o tratamento dado em partes e/ou componentes da construção para garantir estanqueidade e impedir a infiltração de água. Existem vários tipos de materiais empregados nas impermeabilizações, tais como asfálticos, argamassas poliméricas, resinas acrílicas, termoplástica, membranas acrílicas, etc.

O prazo de garantia varia conforme o fornecedor, podendo chegar a até 5 anos. Porém, perde-se a garantia se houver reparo e/ou manutenção executados por empresas não especializadas; danificação da manta devido à instalação de equipamento ou reformas em geral; se forem utilizados produtos e equipamentos inadequados para limpeza dos reservatórios; ou se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções preventivas necessárias.

Como cuidado de manutenção, procure utilizar "lavagem a seco" para o piso de subsolos. As lavagens com mangueira devem ser evitadas. Caso seja utilizada, sempre puxar a água para o ralo. Evite ainda plantas com raízes agressivas que possam danificar a impermeabilização ou obstruir os drenos de escoamento, e mantenha o nível de terra no mínimo a 10 cm abaixo da borda, para evitar infiltrações indesejáveis. Não permita a fixação de antenas, postes de iluminação ou outros equipamentos sobre lajes impermeabilizadas através da utilização de buchas, parafusos ou chumbadores. Sugerimos a utilização de base de concreto sobre a camada de proteção da impermeabilização, sem removê-la ou danifica-la. Não fixar pregos ou parafusos e buchas, nem chumbadores nos revestimentos das platibandas, rufos, muros e paredes impermeabilizadas. Para qualquer tipo de instalação de equipamento sobre superfície impermeabilizada, deve-se solicitar a presença de uma empresa especializada em impermeabilização.

Mantenha os ralos sempre limpos nas áreas descobertas, e lave os reservatórios com produtos de limpeza e materiais adequados mantendo a caixa vazia somente o tempo necessário para a limpeza. Não utilize máquinas de alta pressão, produtos que contenham ácidos nem ferramentas como espátula, escova de aço ou qualquer tipo de material pontiagudo. É recomendável que esta lavagem seja feita por empresa especializada.

Tome os devidos cuidados com o uso de ferramentas como picaretas, enxadas, etc, nos serviços de plantio e manutenção dos jardins sobre lajes impermeabilizadas, de modo a evitar danos à camada de proteção mecânica existente. Por fim, não permita que se introduzam objetos de nenhuma espécie nas juntas de dilatação.

Para uma manutenção preventiva, inspecione anualmente os rejuntamentos dos pisos, paredes, soleiras, ralos e peças sanitárias, pois através das falhas nos mesmos, poderá ocorrer infiltração da água. Caso haja danos a impermeabilização, não execute os reparos com os materiais e sistemas diferentes do aplicado originalmente, pois a incompatibilidade pode comprometer o bom desempenho do sistema, e, no caso de defeitos na impermeabilização e de infiltração de água, não tente você mesmo resolver o problema. Por fim, inspecione anualmente a camada drenante do jardim, verificando se não há obstrução na tubulação e entupimento dos ralos.

E não se esqueça: precisando, conte conosco!




LAUS CONSTRUÇÕES
Rua Alecrim, 125 | Monte Verde - Florianópolis / SC | Fone: (48) 3371-1090 / 3371-2090 | contato@lausconstrucoes.com.br